Pages

    segunda-feira, 13 de setembro de 2010

    Trabalhos em tela

    Confesso que pensei em excluir este blog, devido a minha própria timidez de expor os meus trabalhos de arte. No entanto, pensei que seria uma grande bobagem fazer isso, já que nos últimos tempos tenho produzido tanto que seria uma pena não divulgar este trabalho.
    Ando trabalhando muito com artesanato, sobretudo com mdf, e fazendo disto uma arte. Não costumo ficar com os meus trabalhos, dando eles de presente para as pessoas que eu sei que farão bom uso dele.
    Começarei então a divulgar todos os meus trabalhos em telas, seja de tecido, seja de mdf.



    Começando com o retrato da minha avó, essa foi a segunda tela que eu pintei. Não é muito grande. Se eu não me engano essa tela tem 30 cm x 50 cm. Foi acrílica sobre tela, de dezembro de 2009. Ainda não tinha uma experiência muito grande com degradês, e até hoje eu tenho uma dificuldadezinha em me livrar e desbastar as linhas pra formar a impressão de tridimensionalidade. Mas o que importa é que eu consegui captar a "alma" no traço, e consegui tirar bom proveito das cores, por mais que sejam puras, e diria até agressivas.


    O nome desta tela é "Romildo", feita em dezembro de 2009. Acrílica s/ tela. Confesso que grande parte desse trabalho foi feito inspirado um pouco nos desenhos estilizados e fragmentados do Romero Britto, mas eu procurei adaptá-lo ao meu estilo para não parecer que eu estaria copiando. Falo isso porque já vi muitos trabalhos na vidraçaria S&E para vender que nada mais são que cópias do Romero Britto.
    Quanto a figura descontraída do gato, eu tirei de uma escultura de madeira que decora o quarto da minha mãe, à qual carinhosamente a apelidaram de "Romildo", portanto isso já explica o nome da tela.




    Já esta tela acima foi praticamente encomendada... Acrílica/guache s/ mdf. Ela é de janeiro deste ano, e eu fiz de presente para a minha dinda/tia, que praticamente me requisitou pra fazer esse trabalho. Foi ela quem me forneceu inclusive a tela pra pintar. Quanto a técnica, utilizei tinta acrílica, mas também um pouco de guache branca, pra facilitar nos degradês. Trabalho com mandalas desde 2007, ensinada pela minha amiga e colega Juliana, que é fera neste assunto. Para dar um acabamento mais brilhoso, passei um verniz em spray brilhante. Ainda limpei as barrinhas de metal, mas quando eu tirei a foto, ainda não tinha feito isso.



    Dos meus trabalhos, a dupla de telas acima é o meu preferido... Sempre gostei de baralhos de cartas, começando a jogar "guerrinha" no colégio quando tinha 8 anos. A estética dos naipes é tão detalhada e interessante, que eu tinha que transformar isso em Arte. A grande sacada dessa dupla é que elas interagem entre si, de forma a mostrar um contexto. Eu sempre suspeitei que o valete tinha um caso com a rainha, e que o rei era o corno da história. E esse quadro mostra exatamente isso. O resto eu não vou explicar, porque se não perde totalmente a graça... A técnica usada nas duas foi spray/acrílica/caneta posca s/ mdf. O tamanho médio da tela do rei é 40cm x 80cm, a outra é um pouco maior que isso.

      

    Por fim, esta é a minha tela mais recente, de agosto. Ela foi um presente quase que encomendado para a minha avó, que também quis uma mandala similar a que eu tinha feito para a minha tia no começo do ano. Minha avó faz aniversário dia 09/09, portanto eu tinha que elaborar algo. Como ela é muito ligada no assunto de signos, fiz uma mandala envolvendo o signo de virgem.
    Pra quem acha que é, posso confirmar que a flor ao meio é uma flor de lótus rosa, símbolo da iluminação de grandes mestres budistas. Procurei manter uma harmonia entre as cores, ao mesmo tempo procurando deixar o quadro com um aspecto dinâmico. Minha irmã disse que ele ficou um pouco "psicodélico", devido ao fundo. Gosto de degradês entre cores distintas como azul e rosa, mas creio que eu ainda devo praticar ainda mais a pronto de melhorar essa técnica. A técnica utilizada foi acrílica/lápis de cor aquarelável Fabber Castell sobre mdf. O tamanho da tela é de 40cm x 40 cm.

    0 comentários:

    Postar um comentário